Lidando com críticas
Todavia, é possível que, hoje , você veja os seus obstáculos e tenha se tornado um especialista em reclamar e não em agradecer. Por isso, não consegue deixar de falar de crise financeira, das pessoas que o machucam e das frustrações da vida. Talvez você gaste energia excessiva com as críticas que recebe e com coisas que lhe prejudicam o encanto pela vida. Desperte!
Augusto Cury
Aceite como você é. É importante você se autoconhecer e saber que nunca vai agradar todo mundo. Temos nossas diferenças e isso deve ser respeitado. Quando você consegue se respeitar, abre a sua mente para o mundo e compreende o que é se amar. Não é egoísmo, é amor próprio e se você não o tiver, quem irá te amar? Faça uma lista de 10 de suas qualidades e 10 dos seus defeitos.
Saiba a diferença das críticas. É destrutiva ou construtiva? Saiba de onde vem as críticas e quais são as intenções das pessoas, se determinada pessoa quer te chatear ou está querendo te ajudar a melhorar.
Não leve para o lado pessoal. Se é um chefe ou um professor, saiba que ele está ali para te instruir e que tudo não passa de dicas para você melhorar. Aproveite momentos assim para você observar mais aquilo que não esteva em sua percepção. Aprenda a receber melhor as críticas.
As críticas destrutivas. São feitas por pessoas que querem te deixar pra baixo, seja por inveja ou porque elas querem falar para si mesmas o que é dito para você! Portanto, não pense que é problema seu. Muitas vezes a crítica não demonstra o que você é e sim o que a outra pessoa é. Aqueles que falam pra você agir de uma forma, te xingam e acreditam que podem fazer isso, são nada mais, nada menos, que frustradas com elas mesmas. Simplesmente ignore.
Tente ser menos sensível. A vida vai tentar te derrubar para ver se você vai aguentar e seguir em frente ou ser escravo da opinião alheia. As pessoas gostam de criticar os mais sensíveis, pois sabem que eles vão se magoar e assim quem faz isso se sente poderoso. Não dê poder aos outros, eles podem usar isso como uma forma de te manipular.
Veja se há algo de verdade nas críticas. Se não for verdade, não escute, não perca seu tempo se explicando para aqueles que te julgam sem realmente conhecer sua personalidade e suas intenções. Se tem uma certa verdade no que o outro diz, procure analisar e ver como pode melhorar.
Organize-se. Não foi tão bem quanto esperava em uma coisa e lhe criticaram? Passe o dobro do tempo procurando melhorar isso, esforce para que consiga algo melhor da próxima vez e prove a si mesmo que consegue.
Seja gentil. Tenha maturidade e não se deixe levar por pessoas irritadas, ser gentil não irá te causar mal e sim desarmar a outra pessoa ou deixar a imagem dela lá no chão, mostrando que na verdade ela é quem deveria mudar de comportamento.
Tente melhorar. Se é construtiva a mensagem, não fale que a pessoa está errada, como eu disse anteriormente: analise-se e saiba que pode crescer com isso. Tenha maturidade.
Não deixe uma palavra acabar com seu dia. Ou será um "oponente" muito fraco para as pessoas. As pessoas tem medo de criticar aquelas que estão acima ou diminui as críticas por causa disso. Ser um oponente fraco é dar a chance da outra pessoa arruinar seu dia ou até mesmo a sua vida quando ela bem entender. Não deixe isso acontecer.
Comentários
Postar um comentário
Visando promover um debate sadio e troca de informações, manteremos o sistema de comentários. Portanto, evite Spam's, o uso exagerado de caixa alta ou utilizar palavras ofensivas.