Autossabotagem
Esta postagem está dividida em 3 partes:
1. A formação da crença
2. A autossabotagem
3. Desconstrução
Todas estas estão ligadas em motivo, consequência e solução.
Esta postagem independe-se de motivos religiosos, sendo livre de qualquer doutrinação.
1. A formação da crença:
A mente consciente, apresentamos a memória de curto prazo, adquire-se informações através dos nossos 5 sentidos e estas são analisadas.
O subconsciente, é a memória a longo prazo, onde armazena-se emoções (boas ou ruins e que podem originar traumas), hábitos, a formação da personalidade, etc.
O inconsciente está abaixo da memória e é inacessível, onde estão as informações reprimidas. Este é um mecanismo de proteção sobre a nossa mente.
As crenças positivas e limitantes surgem naturalmente, iniciando e se estruturando na fase infantil, sendo modificada ao longo da vida, porém muitas delas apresentam a tendência de se manterem.
A formação de uma crença é guardada no subconsciente e em determinados casos (limitantes), no inconsciente, pois é através de experiências, seja em situações simples ou complexas, mas que geram um impacto no indivíduo. É comum também que a criança torne os sentimentos, daqueles com as quais convive, como seus.
A crença limitante é quando uma situação gera um sentimento de desconforto e pode levar ao trauma ou uma preocupação exagerada (inconsciente). E através desta situação há toda uma construção de valores, desejos irreais e nossas percepções (subconsciente).
2. Autossabotagem
Mas onde entra a autossabotagem?
Quando você deseja algo e sua crença limitante impede de que você o realize.
E quanto mais você o deseja, mais você entra na fase de resistência.
Esta também pode ser chamada de sua zona de conforto.
Mudanças são temidas pela maioria das pessoas, isso ocorre porque não estamos acostumados a aceitá-las, de forma natural ou por algum esforço. Porém aquilo que exige mais esforço tende a tirar o seu conforto, necessitando de uma ação sua, talvez algo que você nunca fez, isso pode gerar um medo inconsciente, ou melhor, parece que sua cama fica mais atraente, seu celular tem notificações mais interessantes e por fim você pensa: Será que realmente vale a pena trocar uma vida dessas por um desejo desses? Você resiste aos seus desejos, porque a sua vida agora parece mais plena, mas isso é apenas o seu inconsciente tentando ser superprotetor, sendo as mudanças um tipo de ameaça, impedindo que você evolua.
Assim começa-se um ciclo vicioso: desejo/decisão - atitude temporária - fracasso - culpa e volta a acontecer tudo novamente.
Você começa a pensar que é desprezível e pode influenciar sua autoestima. Para quem vê isso como um desafio e não gosta de ficar na zona de conforto, este pode ser um aspecto positivo, o que poderia ser pra te sabotar, te fortalece.
3. Desconstrução:
Analise o seu desejo. É realmente o que você quer ou é a sua mente criando desejos pra você tentar se provar que é uma pessoa de sucesso e grandiosa?
Para isso procure acessar o seu inconsciente antes e tentar educá-lo, você pode fazer isso através de hipnose.
Quanto mais você deseja algo, mais você deve se esforçar para isso. Procure criar hábitos aos poucos, se você fracassou na primeira vez, procure se concentrar no seu desejo na segunda vez. Não faça uma promessa: Amanhã eu vou começar x coisa. Faça um plano de ação.
O plano de ação é utilizado para organizações, porém podem ser levados também para a vida pessoal, este consiste no passo a passo da ideia à concretização dos seus objetivos.
O plano de ação:
Objetivo a ser alcançado através desse plano;
Liste atividades e ações a serem executadas (não é para ficar no plano das ideias);
Estipular uma data de início e uma data final;
Faça o orçamento de cada atividade. Recomendo que faça uma planilha;
Quem será responsável para execução de cada atividade? Lembre-se que depende apenas de você!
Quais os objetivos de cada atividade? O que posso alcançar com cada um?
Quais os riscos e dificuldades previstas na execução de cada atividade?
Quais recursos eu tenho para executar cada atividade?
Onde será feita cada atividade?
Inicie, planeje, execute, monitore e encerre.
Comentários
Postar um comentário
Visando promover um debate sadio e troca de informações, manteremos o sistema de comentários. Portanto, evite Spam's, o uso exagerado de caixa alta ou utilizar palavras ofensivas.